sábado, 31 de maio de 2014

Sabedoria da Terra





Vivemos um momento na Terra de muita contradição, onde as pessoas tem um grande acesso as informações , mundiais, e se distanciam cada vez mais das suas próprias informações. Há tempos atrás , não muito antigamente, existia um controle de diferentes sistemas familiar, escolar, religioso, comunitário ..  que exigiam , principalmente das crianças e jovens a participação em cultos religiosos, católicos, evangélicos e outros freqüentados pela família, que embora muitos vezes a contra gosto se viam obrigados a participar.

Hoje, analisando comparativamente o momento passado e o atual, sinto que estamos vivendo um momento de vacuidade, onde as pessoas se sentem num vazio existencial buscando algo que não sabem o que é,e sofrem por não vislumbrarem a possibilidade de se sentirem felizes.
 Não quero defender qualquer ponto de vista avaliativo com relação a tal questão, apenas apontar para o que venho encontrando nas minhas vivências diárias com as pessoas.
Vejo também muita gente vir em busca de ajuda com relação a seus enfrentamentos cotidianos, perdidos, sem saber que rumo tomar nas situações de vida, além da falta de ânimo, sem energia para executarem suas tarefas, precisando fazer um grande esforço até mesmo para se locomoverem.
 Metafóricamente, costumo usar a comparação do nosso corpo como um carro e nosso espírito com o motorista. Imagina  o carro querendo assumir a direção no lugar do motorista, ou brigando todo o tempo, questionando ou duvidando do comando dado pelo seu dirigente, como seria?
Se  nos referirmos como um Ser humano na Terra, vamos encontrar sumáriamente  uma idéia do que isto quer nos dizer, o Ser numa experiência humana no planeta Terra, se estamos em equilíbrio, em paz, num estado deste Ser, "Eu Sou" , tudo flui, as coisas acontecem, estamos sob a regência de uma força sem esforço. Quando por algum motivo, por vezes inimaginável, nos afastamos desse estado, tudo se altera, a vibração de energia cai, começamos a sentir o corpo pesado, dificuldade de concentração ,  sono intranqüilo, sensações angustiantes, medos e assim por diante, parece que as coisas param ou se atrapalham sem motivo. Quanto mais insistimos mais nos enrolamos, forçando- nos a parar e olhar para o que está acontecendo e encontrar uma forma de nos religar com a fonte deste Ser, através de nós mesmos. 
É nesta Fonte que está todo poder. Gosto de relacionar ilustrativamente, três formas de Poder, seja : 1. Poder Divino- Nele está tudo e todos, entretanto sentimos uma necessidade de buscá- lo. Quando nos sentimos afastados, distantes, são momentos que geralmente nos sentimos cansados, sem energia, costumamos dizer que estamos mal, parece que nos falta algo, perdemos o contato com a Força. Aí surge a necessidade
do segundo poder o pessoal , a oportunidade de descobrir nossas ferramentas de trabalho nestaTerra, de descobrir nosso potencial, de nos enxergar como representantes de Deus aqui, neste planeta, é hora do nosso aprendizado através do trabalho interno. Incrível é experimentar a força, a alegria, estados de felicidade, de graça que somos capazes de experimentar, sobretudo a satisfação com a gente mesmo de descobrir o Eu posso.
O terceiro poder nos mostra a Natureza, simplificada nos quatro elementos: o Fogo a Água , a Terra e o Ar e todo o potencial de ajuda colocados a nosso dispor.

Um comentário: